Tratamentos não cirúrgicos da mão

Em muitos casos, os tratamentos não cirúrgicos da mão são uma solução eficaz para aliviar sintomas, restaurar a mobilidade e promover a reabilitação desse membro. Eles podem ser realizados como primeira alternativa do especialista para algumas condições que afetam as mãos e punhos ou, ainda, um complemento à cirurgia. As abordagens indicadas incluem desde técnicas minimamente invasivas até a reeducação funcional dos movimentos. 

Conheça, a seguir, alguns dos tratamentos não cirúrgicos da mão comumente prescritos por um especialista.

Infiltração guiada por ultrassom

Esse é um método preciso de aplicação de medicamento diretamente na área lesionada, que pode ser tanto uma articulação quanto um tendão ou ao redor de um nervo.

A infiltração, normalmente, envolve o uso de corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico, utilizados para reduzir a inflamação, aliviar a dor ou recuperar a função da mão. Já a tecnologia do ultrassom é essencial para que o especialista visualize a região que está sendo tratada, o que aumenta consideravelmente a segurança e a eficácia do procedimento.

Fisioterapia

Assim como ocorre em outras partes do corpo, no caso das mãos e punhos, a fisioterapia é fundamental para a reabilitação de lesões e tratamento de doenças crônicas.

Ao combinar exercícios com mobilizações articulares, fortalecimento muscular e técnicas de alongamento, o fisioterapeuta ajuda o paciente a recuperar a funcionalidade do membro e também contribui para o alívio da dor.

Em muitos casos, a fisioterapia é o primeiro passo no tratamento e pode evitar a necessidade de intervenção cirúrgica.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional foca na recuperação das habilidades funcionais do dia a dia, ajudando o paciente a retomar suas atividades rotineiras e profissionais. 



Para atingir esse objetivo, o terapeuta ocupacional desenvolve programas personalizados que combinam exercícios, adaptação de ferramentas e técnicas de proteção articular. 



Esse tratamento é comumente indicado para pacientes que possuem doenças degenerativas – como artrite – ou para aqueles que, após sofrerem uma grave lesão nas mãos, precisam reaprender a utilizá-las.

Medicamentos

A prescrição de medicamentos costuma ser uma parte importante do tratamento não cirúrgico da mão. Normalmente, as opções mais indicadas pelos especialistas são os anti-inflamatórios e analgésicos, que controlam a dor e também a inflamação.

Quando realizados de forma combinada, os tratamentos não cirúrgicos da mão apresentam um bom resultado para as diferentes condições que afetam esse membro, promovendo o alívio e a recuperação e, muitas vezes, tornando desnecessária a realização de uma intervenção mais invasiva. Por isso, fazer uma avaliação com um especialista logo que os primeiros sintomas aparecem é fundamental!

×