Cirurgia de mão
A cirurgia de mão é uma especialidade da ortopedia e traumatologia focada no diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e deformidades que afetam as mãos, punhos e antebraços.
Sendo assim, o médico especialista em cirurgia de mão está apto a tratar diferentes condições, que incluem desde lesões traumáticas até doenças degenerativas e compressões nervosas. Esse profissional possui formação em ortopedia e conhecimento em microcirurgia, técnicas reconstrutivas e tratamentos de doenças específicas. Afinal, as mãos são utilizadas para diferentes atividades do dia a dia e quando sua saúde fica comprometida, a independência e qualidade de vida da pessoa também são negativamente afetadas. Por isso, nada mais justo do que contar, nesses casos, com o apoio de um médico especialista nas diferentes patologias que podem acometer esses membros.
Indicações da cirurgia de mão
O tratamento conservador costuma ser sempre a primeira alternativa de um ortopedista. Caso o paciente não apresente o resultado esperado à fisioterapia, medicamentos e outros cuidados, a cirurgia de mão passa, então, a ser recomendada.
Esse tratamento pode ser indicado para diferentes condições, como as apresentadas a seguir:

Lesões traumáticas
Fraturas, cortes e amputações são situações que podem exigir intervenções cirúrgicas para reparar ossos, tendões, nervos e vasos sanguíneos.

Doenças degenerativas
Condições como a rizartrose podem causar dor crônica e limitação de movimentos. Nesses casos, a cirurgia pode ser indicada para aliviar os sintomas e restaurar a função da mão.


Compressões nervosas
A síndrome do túnel do carpo e a síndrome do túnel cubital são exemplos de condições nas quais os nervos são comprimidos, levando a sintomas como dor, dormência e fraqueza nas mãos. A cirurgia, nesses casos, visa liberar a pressão sobre o nervo, a fim de evitar danos permanentes no membro.

Deformidades e contraturas
Condições como a doença de Dupuytren, que causa a contratura dos dedos, podem ser tratadas com cirurgia, a fim de restaurar o movimento e a função da mão. Além disso, outras deformidades congênitas ou adquiridas também podem necessitar de correções cirúrgicas.


Tendinopatias e lesões de ligamentos
Lesões nos tendões e ligamentos, como o dedo em gatilho ou rupturas dos tendões extensores e flexores também podem precisar de um reparo cirúrgico, quando outros tipos de tratamentos não apresentam bons resultados.
Técnicas mais utilizadas
na cirurgia de mão
Diferentes técnicas podem ser utilizadas durante a cirurgia de mão. A escolha da mais indicada para cada caso leva em consideração a condição apresentada pelo paciente, bem como os objetivos do tratamento.
Conheça as técnicas mais comuns:

Artroplastia
Procedimento que substitui a articulação danificada por uma prótese. Costuma ser realizada em pacientes com artrose grave.

Liberação cirúrgica
É realizada para fazer a descompressão nervosa. Consiste em cortar o ligamento que está pressionando o nervo, aliviando os sintomas.

Fixação e estabilização
Em caso de fraturas e lesões nos ossos, a fixação com placas, parafusos e outros dispositivos é frequentemente utilizada para garantir a estabilização durante a cicatrização.
Além dessas técnicas, o especialista em cirurgia de mão pode optar também pela microcirurgia.
Saiba mais sobre esse procedimento!
Confie suas mãos
a um especialista
A cirurgia de mão é uma especialidade essencial para restaurar a funcionalidade e aliviar a dor causada por diferentes condições. Ao utilizar técnicas avançadas e personalizadas para cada caso, o especialista garante que os pacientes possam recuperar o máximo de qualidade de vida e autonomia em diversas atividades diárias.
